26 de outubro de 2017

A Grande Muralha Verde da África Subsaariana



A GRANDE MURALHA VERDE.




A Grande Muralha Verde é a iniciativa africana de se combater os efeitos da mudança climática e a desertificação. Liderada pela União Africana, esta iniciativa tenta transformar a vida de milhões de pessoas criando um grande mosaico de paisagens verdes e produtivas cobrindo aproximadamente 8.000 Km de uma faixa desértica na África Subsaariana, o Sahel, entre o Senegal e a Eritréia no Chifre da África.




Partindo da ideia inicial de uma linha de árvores que atravessasse o deserto de oeste a Leste da África, a visão da Grande Muralha Verde tem evoluído para um mosaico de intervenções dirigidas as populações do Saara e do Sahel. Considerada uma ferramenta de planejamento para o desenvolvimento rural, o objetivo geral destas comunidades sub-regional é fortalecer a resiliência dos habitantes e os ecossistemas mediante o uso de práticas sólidas de gestão de ecossistemas, a proteção do patrimônio rural e a melhoria das condições de vida das populações locais.



Mediante uma melhoria nos rendimentos das comunidades locais, a Iniciativa para a Grande Muralha Verde do Saara e do Sahel será também uma resposta global aos efeitos combinados da degradação dos recursos naturais e da seca nas zonas rurais. A Iniciativa é uma associação que apoia os esforços das comunidades locais no uso e gestão sustentáveis dos bosques, pastagens e outros recursos naturais nas terras áridas. Assim mesmo, contribui para a adaptação e mitigação dos efeitos da mudança climática, melhorando ao mesmo tempo a segurança alimentar no Saara e no Sahel. 


Um comentário: