17 de fevereiro de 2013

Queda de meteoro na Rússia






Um meteorito caiu na Rússia nesta sexta-feira (15), causando uma onda de choque que quebrou janelas e feriu mais de mil pessoas na região dos Montes Urais. Em Chelyabinsk, cerca de 1,5 mil km a leste de Moscou, a maior cidade afetada da região, houve pânico, pois as pessoas não sabiam o que estava acontecendo. Veja abaixo por que a rocha incandescente caiu do céu e entenda o motivo de tantos estragos e mais de 1.000 feridos.


  

Qual a diferença entre meteoros e meteoritos? 
Meteoros são pedaços de rochas do espaço, normalmente provenientes de grandes cometas ou asteroides e que entram na atmosfera terrestre. Muitos são incandescentes por causa do calor da atmosfera. São raros os que suportam o choque ao entrar na atmosfera terrestre e se chocam com a crosta terrestre, estes são chamados de meteorito. Os meteoritos sempre atingem o solo com muita velocidade, mais de 30.000 quilômetros por hora, de acordo com a agência espacial européia. Eles também liberam uma grande quantidade de energia.

A maioria se machucou com estilhaços dos vidros das janelas, que explodiram com o impacto da “onda de choque”, de acordo com o Ministério do Interior russo. No total, foram registrados danos em pelo menos seis cidades da região, localizada cerca de 1.500 quilômetros a leste de Moscou.


Serguei Smirnov, cientista do Observatório de Pulkovski, em São Petersburgo, afirmou que o peso do meteorito devia ser de várias toneladas.  "Era uma bola muito brilhante, muito visível no céu da manhã, um objeto com uma massa bastante grande, de muitas dezenas de toneladas", precisou o especialista, numa entrevista à televisão russa.



Cientistas russos citados pela rádio Komkersant FM consideraram que a queda do meteorito nos Urais não está ligada ao asteroide que passou  nesta sexta-feira muito próximo à Terra, mas não excluem a ocorrência de chuvas de meteoritos em outras regiões da Rússia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário