20 de fevereiro de 2013

Geografia do Brasil - Aula 1 (Princípio da Isostasia)




Isostasia, ou movimento isostático, é o termo utilizado em Geologia para se referir ao estado de equilíbrio gravitacional, e as suas alterações, entre a litosfera e a astenosfera da Terra. Esse processo resulta da flutuação das placas tectônicas sobre o material mais denso da astenosfera, cujo equilíbrio depende das suas densidades relativas e do peso da placa. Tal equilíbrio implica que um aumento do peso da placa (por espessamento ou por deposição de sedimentos, água ou gelo sobre a sua superfície) leva ao seu afundamento, ocorrendo, inversamente, uma subida (em geral chamada re-emergência ou rebound), quando o peso diminui.

Isostasia



Isostasia em área de subducção.



Isostasia em área de obducção.



O que são Crátons?

Crátons (do grego kratos,  que significa "força") são porções bastante antigas da crosta continental, tendo se mantido relativamente estáveis por no mínimo 500 milhões de anos, fato que os caracteriza como terrenos Pré-Cambrianos. Por estabilidade entende-se que estes se mantiveram preservados e foram pouco afetados por processos tectônicos de separação e amalgamação (junção) de continentes ao longo da história geológica da Terra.
São conhecidos por serem atectônicos, sendo que este tipo de estrutura geralmente apresenta, na maioria das vezes, movimentos epirogênicos (verticais em relação ao manto). Também podem ser descritos com outros termos:
Escudos Cristalinos ou Maciços Antigos - quando a rocha do embasamento está exposta
Embasamento Cristalino ou Plataforma Coberta - quando a rocha do embasamento esta recoberta por outro material como rochas sedimentares

O que são Bacias Sedimentares?

As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por subsidência da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos e, em alguns casos materiais vulcânicos.
As bacias sedimentares preservam um registro detalhado do ambiente e dos processos tectônicos que deram forma à superfície da Terra através do tempo geológico. Também servem como importante repositório de recursos naturais, tais como água subterrânea, petróleo e recursos minerais diversos.






2 comentários: