7 de janeiro de 2014

O Vórtice polar do Ártico

O que é o vórtice polar que assola EUA e no Canadá?
Ciência BBC World, @ bbc_ciencia  Terça-feira, 7 de janeiro, 2014


Esta foto de satélite é a entrada de uma grande área de baixa pressão norte de Estados Unidos

As imagens dos efeitos que a onda de frio está causando na América estão acontecendo ao redor do mundo, e em muitas das notícias mencionou um culpado: o vórtice polar.

Mas o que é isso exatamente?

Conteúdo relacionado

·               EUA congela polar Ola e no Canadá
·              Como você está lidando com o frio?
Vórtices polares são fenômenos climáticos que estão presentes o tempo todo: áreas de ar rotativos sobre os dois pólos, que estão localizados na troposfera e estratosfera média e alta, e movendo-se a velocidades diferentes. Graças a eles, o ar denso frio é mantido ao longo dos pólos.
Ciclones permanentes tornam-se mais fortes e maiores no inverno e mais fracos durante os verões.
Como John Hammond explica, o centro meteorológico da BBC, vários fatores climáticos que fazem o ar frio "preso" pelo vórtice polar é subitamente liberada, e desça até as camadas mais baixas da atmosfera, provocando o caos agora moradores sofrem do nordeste da América do Norte.
No entanto, Alex Deakin, outro meteorologista especialista, acredita que o que está acontecendo tem mais a ver com um outro fenômeno que ocorre no topo da atmosfera: a corrente de jato polar (Jetstream), um fluxo de ar concentrado forte e estreito.
Deakin explica que o ar frio sobre o Canadá tem sido por várias semanas, enquanto as temperaturas em os EUA têm sido relativamente suave.

O pólo jato norte ultimamente tem mostrado algumas mudanças em sua rota.




Este contraste explica Deakin, é o que impulsiona as áreas fortes correntes frias de movimentos de baixa pressão em todo o centro dos Estados Unidos para a região dos Grandes Lagos e do Nordeste.
Estes sistemas de baixa pressão foram grandes nevões ter sido. Mas por trás da última dessas áreas de baixa pressão, diz Deakin, o ar frio se torna realidade: ventos gelados estão fazendo o ar frio para baixo, o que realmente vem do pólo.
A força do vento, juntamente com o ar extremamente frio é o que está causando problemas.
Temperaturas inferiores a -26 ° C foram intensificadas em dezenas de graus acima de zero por causa do vento, algo que representa um perigo para aqueles que vão para fora no aberto, pode-se congelar em minutos.
A vaga de frio está deixando registros históricos: terça-feira em Winnipeg, a capital da província canadense de Manitoba, registrou -34 º C, mas por causa do vento frio, o vento frio de -47 º C. chegou Não estava tão frio desde 1966, quando os termômetros atingiu -40,6 ° C.
Além disso, graças à corrente, o frio não está mais confinado à região dos Grandes Lagos, mas se estende para o sul, tanto quanto tornando-se para o Texas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário