30 de outubro de 2010

Dicas para o ENEM

O ENEM deve privilegiar questões de meio ambiente.

Tradicionalmente as provas do ENEM cobram dos alunos a capacidade de ler, interpretar, analisar e relacionar temas. Quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano precisa conhecer tembém os assuntos da atualidade.
Lembramos que não é necessário "decorar" nomes, locais e datas, mas sim saber as razões e consequências dos fatos mais relevantes para o Brasil e o mundo. Em geral, os temas atuais são usados de forma a aproximar da realidade conceitos básicos das disciplinas. Algumas questões podem usar charges, textos de jornais ou revistas, gráficos e tabelas. Conhecer bem os problemas contemporâneos também fornece argumentos para uma boa redação.
Alguns temas que podem ser abordados:
1. Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável (A evolução do desmatamento no Brasil, o problema das queimadas, o aquecimento global, o desenvolvimento de novas matrizes energéticas, etc).
2. A política externa brasileira (As relações do Brasil com os países africanos; as relações do Brasil com o Irã e seu programa nuclear; os conflitos mundiais - a questão árabe-israelense, etc).
3. Os probelemas nacionais (A exclusaõ social, a saúde pública, a questão agrária, a segurança pública, a violência urbana e o tráfico de drogas, etc.), são temas esparados neste ENEM

Um comentário:

  1. oi marcus,eu fui sua aluna ano passado.eu gostaria de saber se com a comemoraçao dos dez anos ao atentado ao wtc o enem pode exigir dos estudantes uma posiçao mais cautelosa quanto a politica externa e a questao do terrorismo.

    ResponderExcluir