20 de agosto de 2010

Maior turbina movida a marés do mundo



Turbina subaquática gera até 1MW de energia.

Desenvolvida com o intuito de suportar as mais fortes correntes marinhas e gerar eletricidade por meio do movimento das águas, de acordo com a fabricante Atlantis Resources, a maior turbina movida a energia de marés do mundo será testada na Escócia.
Segundo a companhia, a turbina AK-1000 será instalada para avaliações no Centro Europeu de Energia Marinha em Orkney, na Escócia.
Caso tenha sucesso nos testes, a turbina poderá ser a primeira de muitas a serem instaladas na costa do país europeu.
Com hélices de 18 metros de diâmetro, mais de 22 metros de altura e pesando 1,3 mil toneladas, ela pode gerar até 1 MW de eletricidade, o suficiente para abastecer cerca de mil casas.
Apesar de seu tamanho e peso, segundo a Atlantis, a turbina não causará danos à vida marinha local, pois sua rotação ocorre em baixa velocidade.

2 comentários:

  1. Grande Marcus!

    Antes de mais nada, parabéns, ficou ótimo o deseign do blog.

    Essas turbinas, maremotriz, se eu não me engano, também existem umas que ficam na superfície, né?
    Foi uma matéria da Super Interessante que comentava sobre esta fonte de energia elétrica. Só que no caso da que fica na superfície, a energia era transformada de acordo com a amplitude de subida e descida de uns captadores, que se movimentavam em concordância com as ondas do mar. É muito interessante o investimento nessas fontes energéticas, porque de certa forma o impacto ambiental é menor em comparação, por exemplo, com as que se baseiam na queima de combustíveis fósseis, não é?

    Forte abraço professor!
    Arthur Felinto 3º"A"

    ResponderExcluir
  2. Valeu Arthur. Fique ligado que estou sempre atualizando o blog.
    Um abraço,
    Marcus.

    ResponderExcluir