19 de fevereiro de 2010

Biomas do Mundo



OS GRANDES BIOMAS DO MUNDO.

BIOMA: É o conjunto de plantas de uma região forma a sua vegetação. As plantas se desenvolvem de acordo com o clima do lugar. Características como umidade, temperatura, quantidade de luz e nutrientes do solo são fundamentais para determinar quais vegetais vivem melhor em cada região do planeta.
BIODIVERSIDADE: Corresponde a variedade de espécies vegetais é maior nas proximidades da linha do Equador, onde a luz é intensa, faz muito calor e chove bastante. Nessas regiões são encontradas as maiores e mais densas florestas do mundo, chamadas tropicais e equatoriais. Quanto maior a quantidade e menor a distância entre as árvores, dizemos que a floresta é mais densa.Já perto dos pólos, onde há pouca luz e as temperaturas são baixas, existe menor variedade de espécies vegetais. • Nessas regiões há também menor quantidade de espécies animais. Isso acontece porque os animais dependem dos vegetais para sobreviver.
TIPOS DE VEGETAÇÃO: Solo, clima, localização e outros fatores , são responsáveis pelo tipo de vegetação que ocorre. Os elementos climáticos são determinantes para o tipo de vegetação em uma certa área. • O clima pode definir a sua fisionomia, e a vegetação de acordo com a sua forma pode ser classificada em: • - Xerófilas: plantas que são adaptadas a aridez, como os cactos. • - Tropófilas: são adaptadas a uma rotação seca, e outra úmida. • - Higróficas: plantas adaptáveis a muita umidade. • - Aciculifoliadas: tem folhas em forma de agulhas, como os pinheiros. • - Latifoliadas: são de regiões úmidas, com folhas largas. Permitindo intensa transpiração. • - Caducifólias: elas perdem as folhas em épocas frias ou secas do ano.
a) A TAIGA (Floresta de coníferas) – Ocupa áreas onde o inverno é longo e rigoroso e o verão é curto. Entre as poucas espécies que se adaptam a essas condições está o pinheiro.
b) AS FLORESTAS TROPICAIS – Tem plantas com folhas largas e uma grande variedade de espécies em uma mesma região. O solo tem poucos nutrientes e as plantas se alimentam de húmus, uma massa formada pela decomposição de galhos, troncos e folhas.
c) AS FLORESTAS TEMPERADAS – Possui espécies que perdem suas folhas durante o inverno, porque assim suportam melhor as temperaturas baixas e a seca. As espécies mais comuns são o carvalho, o bordo e a faia. O solo é coberto por gramíneas.
d) A SAVANA - vegetação é variada, com arbustos, plantas herbáceas e gramíneas. • Ocorre em regiões de clima tropical, onde existe estações bem definidas: o verão úmido e o frio seco. Aparece no Brasil, África Centro Oriental. • Nas savanas vive um grande número de herbívoros e amimais de grande porte, principalmente na África.
e) AS PRADARIAS (Os Campos) – São compostos basicamente de capim. Aparece em regiões de clima temperado continental. Embora muito usada como pastagem, é importante pelo solo rico em matéria orgânica. Surge na Europa na Europa Central e na Rússia, nos Pampas argentinos, e nas Grandes Planícies Americanas e na Grande Bacia Australiana.
f) AS ESTEPES - Vegetação herbácea, constituída por tufos ou colônias de plantas afastadas umas das outras, deixando o solo parcialmente descoberto. Surge em climas semi-áridos. • Cobre regiões na Ásia Central, oeste dos Estados Unidos e Argentina.
g) A TUNDRA – Formada por arbustos e ervas, além de musgos e liquens. Esse tipo de vegetação aparece nas regiões frias bem ao norte do planeta nos meses de degelo.
h) AS FOMAÇÕES DESÉRTICAS - terras extremamente áridas são as que têm pelo menos 12 meses consecutivos sem chuva; terras áridas têm menos de 250 milímetros de chuva anual, e terras semi-áridas têm uma média de precipitação anual entre 250 e 500 milímetros. • As terras áridas e extremamente áridas são os desertos, e terras semi-áridas cobertas de gramíneas geralmente são chamadas de estepes.

2 comentários:

  1. professor, a mata de araucária que a gente pode encontrar no sul do brasil é considerada uma floresta temperada mesmo não sendo caducifólia? (gge-3° B)

    ResponderExcluir
  2. Rebeca:
    A Floresta ou Mata de Araucária (Araucária Angustifólia) é uma formação de clima Subtropical (Clima mesotérmico com chuvas bem distribuidas o ano todo. Se há água o ano todo a vegetação é perenifólia.
    As Floresta Temperadas são encontradas em latitudes mais elevadas como Os Estados Unidos e Europa Centro-Ocidental onde o clima é Temperado e porqtanto essas formações são consideradas caducifólias.
    Um abraço.

    ResponderExcluir