15 de maio de 2009

Dicas de vestibulares

Dica 1. Sobre climatologia.

O tema climatologia é sempre abordado nos vestibulares. A circulação atmosférica horizontal do ar na superfície da Terra ocorre em três níveis, havendo trocas de massas de ar entre as altas, médias e baixas latitudes.

Lembre-se: Os ventos se deslocam sempre das áreas de altas pressões (anticiclonais), dispersoras de ventos para as áreas de baixas pressões (ciclonais), receptora de ventos.

Dica 2. Sobre problemas ambientais.

O tema aquecimento global está sempre presente. O aquecimento global é um tema muito atual que requer do aluno(a) um conhecimento mais amplo dos impactos ambientais causados pelo desenvolvimento industrial balizado na queima de combustíveis fósseis.

Lembre-se: O desequilíbrio ecológico e os problemas ambientais resultam de um modelo econômico que privilegia o lucro em detrimento da preservação ambiental.

Dica 3. Sobre recursos hídricos.

O tema água potável é outro assunto tratado nos vestibulares. O Problema da escassez de água potável no mundo tornou-se uma séria ameaça para o planeta neste terceiro milênio. As áreas mais áridas ocupam cerca de 40% da superfície dos continentes. Entretanto, em apenas nove países do mundo encontra-se 60% da água doce.

Lembre-se: O aumento da população, o desperdício, a poluição e a crescente urbanização sem planejamento adequado agravam o problema da falta d`água. A transposição das águas do Rio São Francisco também é um tema a ser abordado nas provas de vestibulares.

Dica 4. Sobre o ENEM (2010) – Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade (cultura material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural do Brasil, América, A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América, história cultural dos povos africanos e dos povos indígenas e a formação sociocultural brasileira, movimentos culturais no mundo ocidental); Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado (cidadania e democracia na Antiguidade, revoluções sociais e políticas na Europa Moderna, formação territorial brasileira, grupos sociais em conflitos no Brasil imperial e a construção da nação, a atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século XX, geopolítica e conflito entre os séculos XIX e XX, imperialismo, guerras mundiais, Guerra Fria, sistemas totalitários na Europa do século XX, ditaduras políticas na América Latina); características e transformações das estruturas produtivas; Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente e representação espacial (projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário