21 de abril de 2009

Movimentos da Terra (Precessão e Nutação)



Precessão e Nutação

Durante seu movimento anual orbital em torno do Sol, o eixo de rotação da Terra não permanece exatamente apontando para uma mesma direção do espaço. A Terra, num período de cerca de 26 mil anos, realiza um movimento no qual seu eixo parece descrever, aproximadamente, a superfície de um cone em torno de uma direção fixa no espaço. A esse movimento do eixo de rotação da Terra dá-se o nome de movimento de precessão. Por causa desse movimento, o pólo norte do eixo da Terra aponta para direções diferentes com o passar do tempo. Se o eixo apontar para uma estrela, ela passa a se chamar Estrela Polar. As chamadas estrelas polares variam com o tempo.

Na verdade, o eixo de rotação não descreve um movimento que coincide com a superfície de um cone de base circular. O eixo oscila levemente em torno de uma circunferência. Esse movimento oscilatório do eixo de rotação da Terra recebe o nome de Movimento de Nutação. A nutação, com os atuais conhecimentos, é um conjunto de 106 componentes, mas que tende a aumentar de número conforme as pesquisas avancem em precisão. Pode-se dizer que a nutação é a componente de pequeno período da precessão.

4 comentários:

kasndijsanbij disse...

MUITO LEGAL SEU BLOG, CONTINUE ATUALIZANDO, POIS É MUITO INTERESSANTE PARA NÓS SEUS ALUNOS.

OBRIGADO, MARCEL.

11 de março de 2010 20:36
Amannda disse...

Marcus,
já havia entendido a explicação que o senhor tinha dado durante a aula, mas agora, vendo em outra dimensão ficou bem melhor!
Obrigada pela preocupação de sempre passar o ensino da melhor forma!!!

Bjs Amannda Solano

11 de março de 2010 21:55
Francy disse...

Professor marcus
Sua explicação em saula de aula foi suficiente para o nosso entendimento, porém, com essa animação ficou muito mais fácil de entender .
Obrigada.
:* Francielly Freitas.

17 de março de 2010 14:58
Gregório disse...

Muito boa a animação, confirmou o que eu tinha entendido na aula. Valeu, Marcus!

17 de março de 2010 20:03

Postar um comentário