20 de abril de 2009

Mata Atlântica (Floresta Tropical Úmida)


A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.


A Mata Atlântica encontra-se, infelizmente, em processo de extinção. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando iniciou-se a extração do pau-brasil, importante árvore da Mata Atlântica. Atualmente, a especulação imobiliária, o corte ilegal de árvores e a poluição ambiental são os principais fatores responsáveis pela extinção desta mata.


Principais características da Mata Atlântica


- presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa;- rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais;- as árvores de grande porte formam um microclima na mata, gerando sombra e umidade- fauna rica com presença de diversas espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis.- na região da Serra do Mar, forma-se na Mata Atlântica uma constante neblina.


Flora


Exemplos de vegetação da Mata Atlântica


- Palmeiras- Bromélias, begônias, orquídeas, cipós e briófitas- Pau-brasil, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa, cedro- Tapiriria- Andira- Ananas- Figueiras


Fauna


Exemplos de espécies animais da Mata Atlântica


- Mico-leão-dourado (risco de extinção)- Bugio (risco de extinção)- Tamanduá bandeira (risco de extinção)- Tatu-canastra (risco de extinção)- Arara-azul-pequena (risco de extinção)- Muriqui- Anta- Onça Pintada (risco de extinção)- Jaguatirica - Capivara


Curiosidade


- Alguns povos indígenas ainda habitam a região da Mata Atlântica. Entre eles, podemos destacar: Kaiagang, Terena, Potiguara, Kadiweu, Pataxó, Wassu, Krenak, Guarani, Kaiowa e Tupiniquim.

0 comentários:

Postar um comentário